• valedosinconfidentes.com.br
  • Ouro Preto e Mariana - MG

Comida de verdade

O que é Food Tech
Foto de Ella Olsson no Pexels

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, a comida de verdade seria composta por aqueles “alimentos in natura ou minimamente processados”. Ou, como diria Michael Pollan, seria aquilo que a sua avó reconhece como sendo comida.

E nada disso combina com o que a grande indústria ou o agronegócio chama de comida.

De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o item mais produzido e vendido pelo agronegócio brasileiro hoje é a soja, seguido pela carne bovina e o milho. Todos estes, produtos colocados em nossas mesas em grande parte no formato de ultraprocessados, como congelados, salgadinhos, biscoitos e outros. 

Ah, e claro, tudo isso com uma boa pitada de agrotóxico.

Em um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), revelado no começo de junho de 2021, foi detectada a presença de resíduos de agrotóxicos em diversos produtos classificados como ultraprocessados. Ao avaliar 27 produtos consumidos pelos brasileiros, a cartilha ‘Tem veneno nesse pacote’ indica que em 13 deles há a presença de glifosato, o herbicida mais comum do mundo.

Não sei você, mas, a gente, aqui do Valin não considera que salgadinho de milho e agrotóxico podem ser chamados de comida. E por isso, não acreditamos que o incentivo à produção, via inovação e tecnologia digital, podem ir para quem não produz algo de bom para a nossa saúde.

Vídeo do canal da Rita Lobo sobre comida de verdade

Para saber mais sobre o que é comida de verdade, acesse: